biobasalto

Os conhecimentos científicos atuais advertem-nos para uma importante noção: os recursos da natureza não são inesgotáveis e a sua apropriação e aproveitamento carecem de plano sustentado de forma a garantir que o meio ambiente não sofra agressões irreversíveis, podendo regenerar-se e proporcionar uma riqueza natural renovada.

Face a novos desafios de mercado, a Jobasaltos em 2014, desenvolveu um novo produto, com aplicação na remineralização dos solos, denominado Pó 0/2 mm.

De origem vulcânica, predominantemente basáltica, este produto percorre praticamente a tabela periódica, apresentando valores interessantes quer a nível de macronutrientes quer micronutrientes, estes últimos difíceis de encontrar em muitos solos agrícolas, já esgotados pela produção e pela erosão.

A maioria dos solos existentes em Portugal são ácidos, com baixas concentrações de cálcio e magnésio, com níveis elevados de alumínio trocável e baixa disponibilidade de fósforo, prejudicando a absorção dos nutrientes pelas plantas e aumentando os custos da fertilização.

A adição de Pó 0/2 mm nos solos (sendo este um produto natural obtido da moagem da rocha basáltica), proporciona a diminuição da acidez dos mesmos, sendo eficaz na neutralização da acidez potencial e reposição dos nutrientes vegetais, principalmente magnésio, cálcio e incremento nos teores de Zn, Fe e Cu, nos solos com o tempo, potencializando o efeito dos fertilizantes.

Três fatores a ter em conta:
– Dosagem adequada;
– Características do corretivo utilizado e a sua aplicação correta;
– Análise do solo para identificar a necessidade de correção.

Na escolha do corretivo deve ser tomada em conta o resultado da análise do solo e a exigência da cultura.

Consulte a tabela das análises efetuadas aos macro e micro nutrientes mais importantes: